Diferente do que muitas pessoas pensam a
fimose não é a pele que cobre a glande peniana (também conhecida como “cabeça do pênis”). O nome desta pele é prepúcio. A fimose está presente quando o prepúcio e tão estreito que acaba impedindo a exposição da glande.
A fimose é uma condição comum nos meninos ao nascimento e costuma desaparecer em cerca de 90% dos casos até o primeiro ano de vida completo. No restante, pode desaparecer até a faixa dos cincos anos de idade sem a necessidade de um tratamento médico específico.
No entanto, se a pele não ceder o suficiente para a passagem da glande, a fimose pode causar alguns problemas na saúde masculina. A limpeza da região pode ser mais difícil por conta do acúmulo de secreções da própria glande, aumentando os níveis de bactérias e podendo causar infecções locais frequentes. Infecções de urina e dificuldades nas relações sexuais são outros problemas que podem aparecer quando a fimose persiste.
Tipos de Fimose Masculina
- Fimose Fisiológica - Condição normal em meninos nos primeiros meses de vida. O prepúcio tende a afrouxar e as aderências com a glande se descolam ainda nos primeiros anos de vida. Em geral é identificado ainda no bebê recém-nascido, em consultas periódicas com o pediatra ou com um médico urologista.
- Fimose Patológica - Surge quando há uma infecção ou inflamação crônica na região do prepúcio. Muitos meninos também são diagnosticados com fimose na adolescência, pois é nessa idade que as ereções tornam-se mais frequentes e a falta de retração do prepúcio pode levar a um desconforto ou dor nessas ocasiões.
Como Identificar a Fimose
Para confirmar a presença da fimose, basta tentar retrair a pele que recobre a glande do pênis manualmente. Caso não seja possível ver completamente a glande, isso é um provável sinal de fimose no qual há 3 formas para tratar a fimose que apresentaremos abaixo.
3 Formas Para Tratar a Fimose:
Em casos nos quais não ocorre a retração completa e satisfatória do prepúcio naturalmente, podem ser adotados 3 formas para tratar a fimose:
- 1.Pomadas - Pomadas à base de corticóides com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitam o deslizamento e o deslocamento da pele sobre a glande. A pomada indicada pelo médico urologista é aplicada 2 vezes ao dia, durante 30 dias, período geralmente necessário para a resolução do problema. Em alguns casos, esse ciclo pode ser repetido por 2 a 3 vezes.
- 2.Exercicio de Retratação - Geralmente indicado em associação com as pomadas, o exercício de retração da pele do prepúcio deve ser feito com cuidado, sem forçar demais para não causar dor e machucados. O exercício deve ser realizado da seguinte forma: segurar o pênis com uma mão, aplicar a pomada com a outra e puxar a pele para trás lentamente, mantendo certa pressão durante um minuto.
- 3.Cirurgia de Circuncisão - Quando o uso de pomada e exercícios de retração não funcionam e a fimose persiste após os 5 anos de vida, é indicada a postectomia ou cirurgia de circuncisão. O procedimento consiste na retirada completa da pele do prepúcio, mantendo a glande completamente exposta e facilitando a higiene da região. Além da retirada da pele, o médico urologista também realiza a liberação do freio peniano. Uma cirurgia que apresenta rápida recuperação, mas o paciente deve seguir alguns cuidados:
- Ficar em repouso nos primeiros 3 das após a cirurgia, evitando esforços mais intensos;
- Utilizar uma bolsa de gelo ajuda a diminuir o inchaço e inflamação local;
- Manter uma higiene adequada no local da cirurgia evita o surgimento de infecções.
19 Comentários
Uau ajudando bastante agredeço
Gostaria do tratamento. Obs: tenho 38 anos e pai de 03 filhos!
Olá Paulo,
Antes de mais nada, é necessária uma avaliação do seu caso para determinar qual o melhor tratamento.
Atenciosamente,
Dr. Hiury Silva Andrade
Meu bebê tem 1 mês e tem fimose será que vai precisar operar?
Olá Naiana,
Os bebês geralmente tem um grau de fimose fisiológico, isto é, normal da idade. Um tempo bom para a primeira avaliação é em torno de 6 meses de idade.
Ficamos à disposição!
Dr. Hiury Silva Andrade
Olá meu nome é WILLIANS, gostaria de saber se consigo uma consulta para retirada…?
Olá Willians,
Agende sua consulta pelo telefone/Whatsapp: 94460-7931
Atenciosamente,
Dr. Hiury Silva Andrade
Tenho 16 anos e tenho fimose tenho vergonha de fala com os meus pais
Se eu não fizer a cirurgia posso ter filhos mesmo assim?
Olá Willians,
É completamente compreensível sentir vergonha sobre o assunto, mas o melhor é sempre ser sincero com seus pais sobre esses assuntos.
A fimose não tem relação direta com a fertilidade masculina, mas pode causar uma série de outros problemas para o homem.
À disposição,
Dr. Hiury Silva Andrade
Tenho uma duvida. Eu consigo expor a glande do pênis normalmente, porem, enquanto deixo a glande de fora e fico exitado, a pele em torno dela não estica o suficiente, e eu sinto dores. Isso é um tipo de fimose? Se sim, posso resolver isso apenas com exercícios?
Olá,
Aparentemente você deve ter um anel de constricção leve. Para ajudá-lo na orientação sobre o melhor tratamento, é necessária uma consulta onde serão detalhados os sintomas e o exame físico.
Atenciosamente,
Dr. Hiury Silva Andrade
meu filho tem 7 anos tem fimose qual e o melhor remédio..
Olá Ozeias,
Para verificar qual o melhor tratamento, é necessário a realização de um exame físico detalhado de cada caso.
Atenciosamente,
Dr. Hiury Silva Andrade
Olá meu filho fez a cirurgia há 1 ano e está com aderência .
Precisa o pera novamente ou com pomadas pode resolver? Obrigada
Olá,
Isso dependerá muito do tipo de aderência que se formou após a cirurgia. Em alguns casos, as pomadas podem sim resolver.
À disposição,
Dr. Hiury Silva Andrade
Ola tenho 16 anos, gostaria de saber se a pomada funciona
Olá, algumas pomadas podem resolver em alguns casos sim!
Eu tenho 13 anos e tenho um pouco de fimose,consigo expor a glande mas a pele fica ainda apregada na coroa da glande pode me dizer se só o exercicio resolve?
Olá Iuri, os exercícios podem resolver em alguns casos sim!