Popularmente conhecidos como “Pedra nos Rins”, os Cálculos Renais são geralmente formados pela elevada concentração de cristais na urina. Aproximadamente 10% dos homens e 7% das mulheres na população em geral são acometidos por esta doença, que está intimamente associada a quantidade de cálcio, oxalato, cistina ou ácido úrico excretada pelos rins.
Existem também casos em que os cálculos se formam apesar dos níveis urinários destas substâncias não estarem elevados.
“Como Devo Tratar?”
Uma vez presente, o tratamento dos Cálculos Renais deve ser feito por um urologista. Entretanto, a prevenção da formação de novos cálculos pode ser realizada com algumas medidas simples do dia a dia, visto que as pessoas com histórico desta patologia apresentam 50% de chance de desenvolvê-la novamente.

Pensando nisso, seguem Seis cuidados que podem ajudar na prevenção dos Cálculos Renais.Confira:
- Se não existir contraindicação médica, beba uma quantidade de líquidos suficiente, principalmente água, para manter a produção de urina de no mínimo dois litros por dia. Lembre-se que para avaliar se a quantidade de líquidos consumida está adequada, observe se a urina está límpida e com tom amarelo claro, caso contrário, aumente o consumo de água.
- Reduza o sal. Este hábito pode ajudar a diminuir o risco de formação de pedras de cálcio. Opte por comidas preparadas com baixa quantidade, ou mesmo sem sal. Uma boa opção para substituí-lo é optar por temperos naturais de ervas. Evite alimentos ricos em sódio; embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, paio e carne seca); alimentos em conserva e enlatados.
- Não suspenda o consumo de leite e seus derivados. Apesar da informação ser muito difundida, geralmente não há necessidade de restringir o consumo de cálcio. Consulte um urologista e tire as suas dúvidas sobre isso!
- Reduza a quantidade de carnes para apenas uma porção pequena por refeição (almoço e jantar). Dê preferencia à carnes magras e carnes brancas.
- Mantenha o peso corporal adequado por meio de uma dieta balanceada e atividades físicas regulares. Diversos estudos já demostraram a ligação da obesidade com os cálculos renais.
- Se perceber a incidência de infeções urinárias, principalmente quando em frequência aumentada, procure a avaliação de um urologista. Alguns tipos de cálculos renais estão intimamente associados às infecções.
Sua saúde sempre em primeiro lugar!