A Endourologia é uma subespecialidade em que diversas doenças da próstata, bexiga e rins são tratadas sem cortes. Assim como as cirurgias robóticas e videolaparoscópicas, é uma área da urologia que vem se desenvolvendo muito nas últimas décadas pelo fato de ser minimamente invasiva e proporcionar menos dor, menor sangramento e reduzir o tempo de hospitalização, garantindo um retorno mais rápido as atividade cotidianas.

Destaca-se na Endourologia o tratamento dos cálculos urinários. Sua importância dá-se pelo fato de que aproximadamente 10% da população em geral irá sofrer com esse mal em algum momento da vida. Os tratamentos clínicos, cirúrgicos e preventivos devem ser individualizados para cada paciente e usados no intuito de diminuir a formação, a recidiva e as possíveis complicações dessa doença cada vez mais comum no mundo desenvolvido, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.

A hiperplasia da próstata é outra doença muito comum nos dias de hoje. Aproximadamente 30% dos homens acima dos 60 anos necessitarão de algum tratamento medicamentoso e 10% irão precisar de tratamento cirúrgico para alívio dos sintomas urinários causados por essa patologia. As cirurgias para ressecção da próstata são realizadas através da uretra (canal onde a urina e eliminada) e dispensam cortes no abdome. As técnicas mais usadas utilizam energia térmica ou Laser, sendo ambas muito eficazes no tratamento da HPB.

Outros Exemplos de Cirurgias Endourológicas

• Ureterolitotripsia a Laser (fragmentação de cálculos com laser);
  • Nefrolitotripsia percutânea (fragmentação de cálculos grandes com auxílio de ultrassom);
  • Resseção de lesões de bexiga;
  • Tratamento de refluxo urinário;
  • Tratamento de estreitamentos da uretra.