A Cirurgia Robótica se desenvolveu a partir dos anos 2000 com o lançamento da plataforma da Vinci. Devido as muitas vantagens proporcionadas ela se disseminou rapidamente ao redor do mundo e atualmente é a técnica de escolha para cirurgias urológicas em 80-90% dos casos nos Estados Unidos. No Brasil, o número de hospitais que possuem o robô da Vinci também cresce a cada ano.

Agendar consulta

Por ser uma técnica minimamente invasiva, traz diversas vantagens para o paciente como cortes (incisões) menores, menor risco de sangramento e transfusão sanguínea, menor dor e desconforto após a cirurgia, menor risco de infecção, menor tempo de internação hospitalar e consequentemente um retorno mais rápido as atividades diárias.

Em relação ao médico urologista, as vantagens do sistema robótico são a visão em alta definição, ampliada e em 3D, que garante um maior detalhamento dos órgãos explorados. Além disso, os braços mecânicos tem a capacidade de filtrar qualquer tipo de tremor, reproduzindo os movimentos do cirurgião em tempo real com maior precisão, sutileza e harmonia, necessárias em cirurgias complexas e que são realizadas em pequenos espaços dentro do abdome.

Nos dias de hoje é utilizada em diversas cirurgias dos rins, ureteres, bexiga e prostata, proporcionando excelentes resultados na grande maioria dos casos. Apesar de ser um tema controverso e estar sempre em debate, a prostatectomia radical (retirada da próstata devido a um câncer) assistida por robô tem a vantagem potencial de melhorar a recuperação da função sexual e do controle urinário no pós-operatório, além das outras vantagens citadas anteriormente.s anteriormente.

Exemplos de Cirurgias Comumente Realizadas com Auxílio do Robô da Vinci :

  • Prostatectomia Radical (retirada de toda a próstata devido a um câncer);
  • Adenomectomia (retirada de parte a próstata devido a um aumento benigno do órgão);
  • Nefrectomia Radical (retirada de todo o rim devido a um câncer);
  • Nefrectomia Parcial (retirada de parte do rim devido a um câncer);
  • Cistectomia Radical (retirada de toda a bexiga devido a um câncer);
  • Pieloplastia (reconstrução da via urinária alta devido a uma obstrução benigna);
  • Reimplante Ureteral (reconstrução da via urinária baixa devido a uma obstrução benigna).
(11) 3129-7100 WHATSAPP