O que é: A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina. É um distúrbio muito comum, acometendo cerca 30% das mulheres acima dos 60 anos. Apesar de ser uma doença benigna, ela pode afetar significativamente a qualidade de vida e as atividades do dia-a-dia. As perdas urinárias podem estar associadas aos esforços, como tosse, espirros, risadas. Também pode se apresentar como uma vontade súbita de urinar, de forte intensidade, que ocasiona perdas mesmo antes da pessoa chegar ao banheiro. Algumas mulheres podem apresentar ambos sintomas ou outros tipos de incontinência.

Agendar consulta

Fatores de Risco: Alguns fatores estão intimamente ligados as perdas urinárias, dentre eles:

Idade: o envelhecimento promove a perda de força, aumento da flacidez e hipermobilidade da musculatura do assoalho pélvico e dos esfíncteres da uretra (principais músculos responsáveis pela continência).

Obesidade: A obesidade aumenta a pressão intra-abdominal, provocando um regime de alta pressão crônico na bexiga. Com o passar do tempo, o esfíncteres uretrais cedem a esta pressão levando às perdas urinárias.

Múltiplas gestações e partos também colaboram com alterações da musculatura do assoalho pélvico.

Outros: doenças neurológicas, sedentarismo, medicamentos, Diabetes Mellitus, alimentos (por exemplo: cafeína, álcool, refrigerantes), tosse crônica e doenças pulmonares, cirurgias prévias.

Tratamentos: Os tratamentos devem ser instituídos a depender do tipo de incontinência. Nas fases iniciais, o tratamento conservador geralmente produz bons resultados. Ele consiste em uma terapia multimodal que inclui mudanças nos hábitos de vida, fisioterapia/ exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico e em alguns casos, medicamentos. Em casos mais avançados ou que não responderam às medidas conservadoras, o tratamento cirúrgico deve ser avaliado. Nos casos de incontinência urinária de esforço, o tratamento preconizado atualmente é o implante de Sling (faixa de material sintético) por via vaginal. O médico urologista é capaz de diferenciar qual é o melhor tratamento para cada pessoa.

(11) 3129-7100 WHATSAPP