O que são: Infertilidade é definida como a impossibilidade do casal gerar uma gestação após 1 ano de tentativas regulares. Cerca de 15% dos casais em geral podem apresentar infertilidade. Em até 20% dos casos a infertilidade conjugal é devida exclusivamente a fatores masculinos e em até 30% a causa é mista (fatores masculinos e femininos). A varicocele é definida como uma dilatação anormal das veias que drenam os testículos e é considerada a principal causa identificável de infertilidade masculina, presente em aproximadamente 15% dos casos. Acomete geralmente o testículo esquerdo, mas pode ser bilateral. Entretanto, 1 em cada 4 homens (25%) que apresentam infertilidade e alteração na produção de espermatozoides não tem causa definida.

Fatores de Risco: Diversas são as causas e fatores de risco que potencialmente alteram a produção de espermatozoides e podem ser responsáveis pela infertilidade masculina:

Diagnóstico: A história completa, os antecedentes pessoais, os antecedentes da parceira e o exame físico minucioso são fundamentais na identificação da possível causa de infertilidade.

O espermograma é o principal exame utilizado para avaliar a fertilidade masculina, fornecendo importantes dados em relação a qualidade e a quantidade dos espermatozoides. Os exames hormonais são usados para avaliar o bom funcionamento dos testículos, enquanto o ultrassom testicular mostra a anatomia e possíveis alterações estruturais dos órgãos. Em alguns casos, uma avaliação genética pode ser necessária para identificar ou excluir mutações ligadas a infertilidade.

Tratamentos: O objetivo do tratamento é corrigir o possível fator, quando identificável, que esteja levando à alterações no espermograma e consequentemente à infertilidade.

Orientações gerais como alimentação saudável e balanceada, atividade física regular, perda de peso, cessação do tabagismo, consumo não abusivo de bebidas alcoólicas são indicadas em todos os casos.

Medicações que agem na regulação e equilíbrio hormonal são indicadas em casos específicos e selecionados.

A presença de varicocele no homem que apresenta alterações espermáticas e infertilidade conjugal deve ser sempre corrigida. A técnica microcirúrgica é a de escolha atualmente, pois apresenta os melhores resultados e as menores taxas de complicações. Estudos mostram que após a cirurgia, a qualidade do espermograma melhora em 50 a 80% dos casos, e as taxas de gravidez aumentam em até 30%.