O que é: Hidronefrose significa uma dilatação das vias urinárias acima do nível da bexiga. Pode ser causada por uma obstrução na saída da urina dos rins ou por um refluxo de urina da bexiga. Diversas doenças podem causar hidronefrose e as mais comuns são: cálculos urinários, estenose da junção uretero-piélica (JUP), megaureter, refluxo vesico-ureteral, endometriose, hiperplasia prostática benigna, tumores do trato urinário, dentre outras.

Sintomas: Os sintomas mais comuns são a dor lombar do tipo cólica e as infecções urinárias. A história e o exame físico detalhado fornecem pistas valiosas para levantar as hipóteses diagnósticas.

Fatores de risco: Em crianças, a hidronefrose geralmente tem origem congênita (isto é, a criança nasce com alterações do trato urinário). Em adultos, a investigação é focada no diagnóstico da doença de base, sendo que cada uma tem seus fatores de risco específicos.

Diagnóstico: Geralmente o exame que identificada a hidronefrose é o ultrassom abdominal, no entanto, em muitos casos ele não consegue fornecer o diagnóstico definitivo. Para isso são necessário outros exames como: tomografia ou ressonância do abdome, cintilografias renais, exames radiológicos com contraste nas vias urinárias.

Tratamentos: Cada patologia tem seus tratamentos específicos. Uma vez obtendo o diagnóstico definitivo, as opções terapêuticas devem ser discutidas de forma individualizada, isto é, um tratamento que beneficie determinado paciente pode não ser o melhor para outro paciente que apresente a mesma doença.