Assim como a Cirurgia Robótica, a Cirurgia Videolaparoscópica também é considerada como minimamente invasiva por ser realizada através de pequenos cortes (incisões) no abdome com o auxílio de uma câmera e de pinças especiais.

A cirurgia videolaparoscópica traz diversos benefícios ao paciente como menor risco de sangramento e transfusão sanguínea, menor dor e desconforto após a cirurgia, menor risco de infecção, menor tempo de internação hospitalar e consequentemente um retorno mais rápido as atividades diárias.

Apesar de ser uma técnica revolucionária e ter sido disseminada em meados dos anos 90, ainda hoje ela é restrita a alguns centros devido ao longo tempo de aprendizado que ela exige afim de obter-se bons resultados, diferentemente das técnicas abertas e robóticas que normalmente necessitam de um menor tempo de experiência.

Virtualmente, todas as cirurgias urológicas realizadas por via aberta também podem ser realizadas pela técnica Videolaparoscópica, que em mãos experientes trazem excelentes resultados.

Exemplos de cirurgias comumente realizadas por Videolaparoscopia:

• Prostatectomia Radical (retirada de toda a próstata devido a um câncer)
    • Adenomectomia (retirada de parte a próstata devido a um aumento benigno do órgão)
    • Nefrectomia Radical (retirada de todo o rim devido a um câncer)
    • Nefrectomia Parcial (retirada de parte do rim devido a um câncer)
    • Cistectomia Radical (retirada de toda a bexiga devido a um câncer)
    • Pieloplastia (reconstrução da via urinária alta devido a uma obstrução benigna)
    • Reimplante Ureteral (reconstrução da via urinária baixa devido a uma obstrução benigna)